Pular para o conteúdo principal

segurança do trabalho (ou também denominada segurança ocupacional) é uma ciência que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador em seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

É uma das áreas da segurança e saúde ocupacionais (ou também denominada segurança e saúde no trabalho), cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente ocupacional seguro e saudável para as pessoas.

Destacam-se entre as principais atividades de segurança do trabalho: prevenção de acidentes; promoção da saúde; promoção de cursos e treinamentos; elaboração de documentos técnicos, elaboração de pericias trabalhistas; consultoria ou assessoria.

No Brasil, a segurança e saúde ocupacionais são regulamentadas na forma dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Este serviço está previsto na legislação trabalhista brasileira e regulamentado pela portaria nº 3.214 de 08 de junho de 1978, considerando o disposto no art. 200, da CLT, com redação dada pela Lei n.º 6.514, de 22 de dezembro de 1977 do Ministério do Trabalho e Emprego, por intermédio da Norma Regulamentadora nº 4,(NR-4)[2] e as normas da ABNT referentes a segurança no trabalho.






fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_do_trabalho 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você trabalha em serviço computadorizado? Que depende de ficar em uma mesma posição por tempos indeterminados? Com a pandemia ou sem ela é necessário observamos os conceitos de ergonomia, que trata diretamente com conforto no ambiente de trabalho, algumas dicas que devem ser seguidas: Iluminação eficaz; Locais sem ruídos; Alongamento no decorrer do turno de trabalho; Mobiliário confortável e adequado;   Tendo mais curiosidade do conforto no ambiente de trabalho da uma olhadinha na norma regulamentadora n° 17, segue o link: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-17.pdf